DEFESA PRÉVIA - RECURSO DE MULTA - DETRAN - BAFÔMETRO LEI SECA
ILMO. SR. PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DEFESA PRÉVIA DO DETRAN DO ESTADO DE GOIÁS.
AI nº :
CONDUTOR :
AUTUADOR :
AGENTE :
QUALIFICAÇÃO, no momento da suposta infração era CONDUTOR do veículo..., licenciada no, através de seus advogados e procuradores que esta subscrevem (DOC 01), vem mui respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, com fundamento na Lei ... e demais legislações aplicáveis ao caso, interpor a presente
DEFESA PRÉVIA
contra a aplicação de penalidade por suposta infração de trânsito...
A defesa deve ser estruturada em duas partes, uma parte em que o requerente fará a defesa processual (ou indireta) e uma segunda parte em que o mesmo fará uma defesa de mérito (ou direta).
A Defesa processual deve ser feita primeiramente, num tópico separado sob o titulo "Preliminares" vejamos:
I - PRELIMINARES
Nesse momento o Requerente fará sua defesa processual (ou indireta), ou seja, terá que demonstrar alguma imperfeição que impeça que o feito prossiga em seu curso normal, seja para sanar o feito e ajustar aos moldes do que fora exigido pela lei ou seja para extinguir o processo.
Segue abaixo algumas das preliminares a serem alegadas:
A) DO EFEITO SUSPENSIVO
B) DA NULIDADE DO AUTO DE INFRAÇÃO EM RAZÃO DE SUA INCONSISTÊNCIA E/OU IRREGULARIDADE
C) DA AUSÊNCIA DE NOTIFICAÇÃO – VIOLAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA AMPLA DEFESA E DO CONTRADITÓRIO
D) DA DIVERGÊNCIA DE DADOS E CARACTERÍSTICAS DO VEÍCULO
E) DO VEÍCULO CLONADO
F) DA RESTITUIÇÃO DOS VALORES PAGOS INDEVIDAMENTE
E) DO VEÍCULO CLONADO
F) DA RESTITUIÇÃO DOS VALORES PAGOS INDEVIDAMENTE
II - DO MÉRITO
Já no mérito, o Requerente fará uma breve exposição dos fatos e deverá alegar a inexistência do direito da outra parte por inexistência de fatos constitutivos de tal direito, ou, ainda, pode reconhecer o fato, mas nega as consequências atribuídas a esse acontecimento, vejamos:
No dia ___de junho do corrente ano (segunda-feira), por volta das...o Recorrente foi autuado como incurso no artigo 165 do CTB, in verbis:
Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008).
Infração - gravíssima; (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008).
Penalidade - multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses. (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012).
Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4o do art. 270 da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 - do Código de Trânsito Brasileiro. (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012).
Conforme se verifica...Descrever os fatos e alegar as teses de defesa.
São exemplos de algumas defesas de mérito:
A) DA AUSÊNCIA DO LAUDO DE AFERIÇÃO DO ETILÔMETRO PELO INMETRO;
B) DA DESCONSIDERAÇÃO DO TESTE DE ALCOOLEMIA E ANULAÇÃO DO AUTO DE INFRAÇÃO;
C) DA DESCARACTERIZAÇÃO DA INFRAÇÃO PREVISTA NO ART. 165 DO CTB.
III - DOS PEDIDOS
Neste item o Requerente deverá expor os pedidos de forma clara e objetiva, vejamos:
Por todo exposto, requer:
a) Que seja acolhida a preliminar suscitada, para que essa Egrégia Junta Administrativa de Recursos de Infrações receba o presente recurso com efeito suspensivo, nos termos do artigo ___, da Resolução CONTRAN nº ___, para se abster de lançar qualquer restrição, inclusive para fins de licenciamento e transferência, nos arquivos do órgão ou entidade executivo de trânsito responsável pelo registro do veículo até que a presente demanda seja julgada.
b) Conforme dicção do artigo ___ do CTB, jurisprudências de nosso Egrégio Tribunal de Justiça, bem como os doutrinadores supra citados, que seja mantida a CNH do Recorrente até que se esgotem todas as possibilidades do mesmo exercer seu amplo direito de defesa, conforme prevê também a nossa Constituição Federal, em seu artigo 5º.
c) No mérito, requer seja apresentado os documentos que comprovem o cumprimento dos requisitos previstos no Art. ___, da Resolução _______, do CONATRAN, inclusive os laudos técnicos dos testes previstos Portaria ______ do ____, com a finalidade de comprovar que _________, utilizado para realização do teste de alcoolemia que constatou a suposta “embriaguez” do Requerente, não estava devidamente calibrado, aferido e apto para uso.
d) Comprovado o não cumprimento ____________, requer seja DESCONSIDERADO o teste realizado, já que não há provas concretas de que o Requerente estava sob efeito de álcool, acarretando assim a irregularidade do Auto de Infração.
e) Requer a imediata exclusão dos pontos registrados no prontuário do Requerente com a intimação via postal do resultado da decisão, para requerer o que entender de direito.
f) Protesta provar o alegado por todos os meios de provas em direito admitidos.
g) Por fim requer seja o presente recurso julgado TOTALMENTE PROCEDENTE, declarando o auto de infração objeto da lide INSUBSISTENTE, gerando assim a ANULAÇÃO E ARQUIVAMENTO do mesmo, nos termos da fundamentação retro e do Art. _____, do ____, por medida da mais lídima e salutar JUSTIÇA!
Nestes termos,
Pede e espera deferimento.
Local e data
Nome e assinatura
Caso tenha recebido qualquer notificação de infração de trânsito ou notificação referente a instauração de processo de suspensão do direito de dirigir, nos envie uma foto na notificação pelo Whatsapp (62) 98565-3289 ou pelo e-mail fernando@frfadvocacia.com, que iremos analisar e retornaremos com uma solução específica para o seu caso.
Entre em contato e fale com um especialista:
(62) 98565-3289
Clique nos ícones abaixo, siga-nos pelas redes sociais e fique por dentro de seus direitos!
Não deixe de comentar e compartilhar!
Entre em contato e faça-nos uma visita!
Aceitamos cartões de débito e crédito.
Aceitamos cartões de débito e crédito.