DIVÓRCIO CONSENSUAL / EXTRAJUDICIAL (CARTÓRIO)



PRECISA DE UM ADVOGADO ESPECIALISTA EM DIVÓRCIO?


Você pode contar com Fernando Fernandes para lhe ajudar!

O que é o Divórcio Consensual?
O divórcio nada mais é que o rompimento legal e definitivo do vínculo estabelecido pelo casamento civil, já que põe fim à sociedade e ao vínculo conjugal, extinguindo qualquer obrigação entre os cônjuges.
 O divórcio é consensual, quando as partes de comum acordo estabelecem as cláusulas do divórcio e requerem, apenas, sua homologação em juízo, ou seja, existe um acordo, uma vontade mútua, esse divórcio é mais conhecido por “divórcio amigável”.
O divórcio consensual é bem mais simples e, se cumprido os requisitos legais, pode ser feito inclusive em cartório (divórcio extrajudicial), o que torna o procedimento mais rápido, mais barato e menos desgastante para as partes.
Caso haja filhos menores ou incapazes do casal, inclusive gravidez da mulher, ainda assim, o divórcio poderá ser consensual, no entanto, deverá ser feito via judicial.
Importante destacar que no mesmo processo do divórcio, as partes poderão decidir de forma expressa, como será feita a divisão dos bens (se houver), a guarda e pensão dos filhos (se houver), uso do nome de casado e eventual pagamento de pensão entre os cônjuges.

Quais os procedimentos necessários para dar entrada no divórcio?
Para dar início ao processo de divórcio, a primeira coisa a se fazer é contratar um advogado (pode ser um advogado para as duas partes). Após isso, o advogado irá encaminhar uma petição para o órgão competente, munida da documentação necessária para o processamento do divórcio, e posteriormente, será marcada uma data para as partes assinarem a escritura ou termo de divórcio.
De posse da escritura/sentença de divórcio, basta a parte levar tal documento até o cartório de registro civil que realizou o casamento e requerer a averbação do mesmo. Geralmente a averbação é feita na hora, a(s) parte(s) já saem do cartório com a certidão de casamento atualizada, ou seja, com a averbação do divórcio.

Quais documentos necessários para dar entrada no processo de divórcio?
Em geral, serão necessários os seguintes documentos: (1) Certidão de casamento atualizada; (2) pacto antenupcial (se houver); (3) cópias do RG e CPF dos cônjuges; (4) comprovante de endereço das partes; (5) certidão de nascimento, RG e CPF dos filhos (se houver); (6) documentos dos bens móveis e imóveis adquiridos na constância do casamento.

Quanto tempo dura um processo de divórcio consensual?
O prazo de duração do processo de divórcio é bem relativo, aqui no município de Goiânia-GO, se o divórcio for consensual, mas processado judicialmente, dura em média de 3 a 5 meses.
Se for extrajudicial (via cartório), após a entrega de toda a documentação necessária, dura em média de 2 a 4 dias.

Quanto custa o processo de divórcio?
Se o divórcio for consensual, mas processado judicialmente, as partes terão gastos com as custas processuais, de acordo com cada Estado da Federação, imposto referente a partilha de bens (esse valor irá variar de acordo com o valor dos bens a serem partilhados) e honorários advocatícios, que serão calculados de acordo com o mínimo exigido pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Se o divórcio for consensual, sem bens a partilhar, e realizado extrajudicialmente, as partes terão custo com a escritura e averbação do divórcio (aqui em Goiânia-GO, as custas cartorárias giram em torno de R$ 700,00), e com honorários advocatícios, que serão calculados de acordo com o mínimo exigido pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Se houver bens a serem partilhados, o valor da escritura vai depender da somatória dos valores dos bens.
Aqui no escritório Fernando R. Fernandes Advocacia, você poderá pagar os honorários em até 10 parcelas, via cartão de crédito.
       Procure sempre um advogado de confiança e não deixe de exercitar os seus direitos!
O escritório Fernando R. Fernandes Advocacia também se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos, entre em contato e fale com um especialista:



(62) 98565-3289


Clique nos ícones abaixo, siga-nos pelas redes sociais e fique por dentro de seus direitos!
Não deixe de comentar e compartilhar!



Entre em contato e faça-nos uma visita!
Aceitamos cartões de débito e crédito!


Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro

O que estão falando sobre nós no Google:

Onde Estamos: